Mostrando postagens com marcador RELIGIÕES. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RELIGIÕES. Mostrar todas as postagens

Escândalo faz outro bispo católico renunciar seu cargo na Irlanda

0 comentários
Igreja Católica na Irlanda
O bispo católico James Moriarty, da república de Kildare, no leste da Irlanda, anunciou recentemente que o documento de oferecimento de sua renúncia ao cargo já foi entregue ao papa Bento XVI. Ele foi o segundo bispo a abandonar a batina depois da divulgação na mídia sobre o relatório da Polícia que acusa as autoridades da Igreja Católica do país de acobertar casos de abusos contra crianças cometidos por sacerdotes.
O primeiro bispo a renunciar foi Donal Brendan Murray. O seu pedido foi aceito pelo papa no dia 19 de dezembro. O religioso católico tem o seu nome citado no documento divulgado pelas autoridades policiais.

Segundo o Vaticano, a renúncia foi aceita em conformidade com o artigo 401/2 do Código de Direito Canônico, que diz: “Se roga encarecidamente ao bispo diocesano que apresente a renúncia de seu ofício se, por doença ou outra causa grave, ficasse diminuída sua capacidade para desempenhá-la.”
Murray era o bispo de Limerick, no oeste da Irlanda. Segundo o “Relatório Murphy”, que revelou os mecanismos adotados durante décadas pela Igreja Católica irlandesa de esconder os abusos, em conivência com o Estado. Murray, como era bispo auxiliar de Dublin, ignorou e escondeu as denúncias de abusos sexuais contra menores. (GJ)
Agência Unipress Internacional

Bispo irlandês apresentará renúncia ao papa por abusos sexuais

0 comentários

Donal Murray, bispo de Limerick, no oeste da Irlanda, deve apresentar em Roma sua renúncia ao papa Bento XVI, por participação em casos de abusos sexuais contra menores por sacerdotes católicos na arquidiocese de Dublin.

Segundo confirmaram fontes eclesiásticas, o bispo está na capital italiana para enfrentar as consequências do “Relatório Murphy”, que revelou há duas semanas os mecanismos seguidos durante décadas pela Igreja Católica irlandesa para ocultar, em conivência com o Estado, os abusos.

A pressão sobre Murray aumentou no último sábado, quando o primaz irlandês, o cardeal Sean Brady, disse acreditar que o bispo “faria o correto”. Segundo especialistas, esta pode ser a primeira de outras renúncias na hierarquia da Igreja Católica na Irlanda, seriamente ameaçada por casos de abusos sexuais em várias dioceses da ilha.

O Ministério de Assuntos Exteriores irlandês deve se reunir esta semana com o principal representante da Santa Sé em Dublin, o arcebispo Giuseppe Leanza, para abordar essa questão e os resultados de outra investigação sobre abusos, na diocese de Cloyne, no sul do país.

O bispo de Cloyne, John Magee, teve que abandonar o cargo em março por violar regras estabelecidas pela Igreja para abordar este tipo de assunto, adiando o começo das investigações sobre supostos abusos.

Fonte: EFE

Pesquisa diz que 40% dos turcos têm imagem negativa dos cristãos

0 comentários

Turquia
Pesquisa realizada na Turquia registrou que cerca de 40% da população do país têm uma visão “muito negativa” dos cristãos. Ainda de acordo com os números do estudo, 60% disseram que existe apenas uma religião verdadeira; mais de 90% da população da Turquia é de muçulmanos sunitas.

A pesquisa revelou que mais da metade da população é contra reuniões de membros de outras religiões e publicação de material sobre sua fé. Outro dado importante é que a maioria dos entrevistados afirmaram que não-muçulmanos “não deveriam” ou “absolutamente não deveriam” ter permissão para se reunir abertamente para discutir suas ideias.

O relatório, lançado mês passado, faz parte de um estudo comissionado pelo Programa de Pesquisa Social Internacional, um grupo acadêmico de 45 nações que conduz pesquisas sobre assuntos sociais e políticos. O estudo quantifica quão religiosa é a população em cada um dos 43 países membros.

Segundo a pesquisa, Cinquenta e quatro por cento disseram que não-muçulmanos “não deveriam” ou “absolutamente não deveriam” publicar literatura que declare sua fé.

Este ano marca a primeira vez que o estudo foi coletado na Turquia. O país foi o único com população de maioria muçulmana na pesquisa.

EL

Dia Nacional da Marcha para Jesus

0 comentários

marcha-p-jesus2
Esta semana, a comunidade evangélica realizou a Marcha para Jesus, em comemoração ao Dia do Evangélico (30). Fiéis de todo o País se reuniram em frente ao Palácio do Buriti e seguiram em direção à Esplanada dos Ministérios. O evento contou ainda com a participação de diversos artistas da música gospel. Um esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar, que fechou três faixas de trânsito para a caminhada da fé.

Em artigo, o senador Marcelo Crivella falou sobre o evento e sobre a importância do direito à dignidade humana. “A imensa multidão que marchou para Jesus na última segunda-feira tem plena consciência de que todos os princípios que se propõe a preservar, propagar, defender e amar para sempre não são sequer um milímetro inferiores ou incompatíveis com os princípios constitucionais de legalidade e justiça em que se fundamentam a sociedade e o Estado.”

A data foi instituída pela Lei Distrital 893, de 1995, e é feriado apenas no Distrito Federal. De acordo com o censo do IBGE, a população evangélica do DF já chegou a 1 milhão de fiéis.

Na última quinta-feira (03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou projeto de lei apresentado pelo senador Marcelo Crivella, instituindo o Dia Nacional da Marcha para Jesus. A data será comemorada no primeiro sábado, 60 dias após o domingo de Páscoa.

A organização do evento será coordenada pelas igrejas evangélicas e terá como objetivo promover a manifestação pública da fé cristã.

Agência Unipress Internacional
M.V

Cartão de crédito da Igreja Católica do Rio será investigado

0 comentários

cartao

Lançado em dezembro de 2006 pelo ex-arcebispo Dom Eusébio Scheid, o cartão de crédito Solidariedade Católica será investigado pelo Ministério Público do Rio, que abriu inquérito civil para averiguar sua criação.

O cartão tem como compromisso público destinar parte das anuidades para obras sociais da Arquidiocese do Rio. Segundo publicação do jornal O Dia, o promotor Julio Machado Teixeira Costa, da Promotoria de Defesa do Direito do Consumidor, quer saber se os responsáveis pelo cartão estão cumprindo este acordo.

Fruto de um convênio entre a Associação de Solidariedade Justiça e Paz (ASJP) e o banco Bradesco, o cartão chegou a ser anunciado como uma iniciativa da Arquidiocese, mas, de acordo com informações do jornal carioca, a Associação, fundada e dirigida por Dom Eusébio e pelo padre Edvino Steckel, ex-responsável pela administração dos bens e finanças da Igreja na cidade, não tem qualquer vínculo formal com a Arquidiocese.

“O consumidor pode estar sendo induzido em erro a respeito da vinculação do cartão à Igreja Católica, aparentemente inexistente”, revela o promotor. Para ele, cabe à Associação e ao banco a comprovação do uso de parte das receitas do cartão em ações sociais.

Teixeira Costa quer saber que percentual do faturamento do cartão é enviado para ações sociais e os valores que, mês a mês, foram destinados para instituições de caridade, além de perguntar que ações foram beneficiadas. Para isso, ele determinou o envio de ofícios com pedidos de informações ao banco, à Associação e à Arquidiocese do Rio.

Dom Eusébio, que se aposentou em abril deste ano, é arcebispo emérito do Rio.

Agência Unipress Internacional

L.M

Cristão ameaçado por construir igreja

0 comentários

templo14Um cristão egípcio que reformou sua casa para acomodar as cerimônias religiosas em Ezbet Dawoud Youself, vilarejo situado ao sul do Cairo e que não possui nenhuma igreja, vem sofrendo ameaças por parte do tribunal fatwa (islâmico). O pastor Estefanos Shehata explicou que tomou a iniciativa porque não existe igreja na região para os cerca de 800 cristãos que moram no local. Isso significa que funerais e casamentos são realizados nas ruas.

Há dois anos, ele transformou parte de sua casa em um espaço onde essas cerimônias pudessem ser realizadas, e tentou obter uma permissão para o uso do lugar. As autoridades se recusaram a dar uma resposta direta, e disse que era para ele conversar com os muçulmanos de seu vilarejo, porque não queriam ser responsáveis por qualquer problema. Estefanos foi conversar com os muçulmanos e, para sua surpresa, soube que depois de uma reunião realizada entre os líderes de outros vilarejos para avaliar a proposta, os mulçumanos emitiram um fatwa (decreto religioso islâmico) pedindo que ele fosse morto.

“Eles disseram para os cristãos no vilarejo que basta uma bala para se livrar de mim, já que um assassino não recebe nada por matar um cristão.”
No Egito, os cristãos não podem construir ou reformar igrejas ao menos que eles recebam uma permissão do governo. Quase todos os pedidos das igrejas são negados. No entanto, as permissões para a construção de mesquitas não são necessárias.

Apesar de a constituição egípcia garantir liberdade religiosa, na prática a situação é muito diferente. O Egito é predominantemente (90%) muçulmano sunita, e 10% cristão. Apesar de ser um número pequeno, é a maior comunidade cristã no Oriente Médio.(CM)

Agência Unipress Internacional

Viúvas acusadas de bruxaria são espancadas na Índia

0 comentários

Cinco viúvas muçulmanas foram espancadas no meio da rua por indianos após serem acusadas de praticar bruxaria. Após a agressão, as mulheres ainda foram abrigadas a comer excrementos.

Cristão preso faz greve de fome na Somália

0 comentários

Osman Nour Hassan, um cristão somaliano convertido do islamismo e morador de um estado que se declarou independente da Somália, chamado Somaliland, começou uma greve de fome para protestar contra sua transferência para uma prisão perigosa em uma parte remota do país. Ele foi preso em agosto acusado de distribuir material cristão para um menino de sua vila que depois o mostrou para amigos e família. A família do menino relatou o incidente à polícia e Osman, de 29 anos, foi preso na vila de Pepsi, no subúrbio da capital do país, Hargesia. No início de setembro, as autoridades de segurança transferiram o cristão da prisão na capital para uma prisão em Mandere, a 60 quilômetros de distância – a uma semana de viagem, o que dificulta as visitas, já que é uma viagem cara para os padrões do local.

Em agosto, os mulçumanos que acusaram Osman se reuniram com sua família, que também é muçulmana, e concordaram que mestres islâmicos ou sheiks deveriam ir até a cadeia aconselhá-lo dentro da doutrina islâmica. Dois sheiks encontraram com o cristão na cadeia e rogaram que ele parasse de pregar o Evangelho, mas Osman se recusou.

Fontes evangélicas da reunião contaram que os próprios parentes de Osman e os sheiks pediram para que sua situação na prisão piorasse, como uma forma de punição, na esperança de que ele negasse a fé cristã e voltasse para o islamismo.

De acordo com três cristãos da Somaliland que fugiram do país, as autoridades locais começaram um esforço para acabar com os cristãos que se reúnem em igrejas subterrâneas em áreas predominantemente muçulmanas. Vários cristãos foram presos, mortos ou fugiram de suas casas enquanto os muçulmanos tentavam parar a distribuição clandestina de Bíblias, contam as fontes.

Propagar qualquer outra religião é proibido em Somaliland, algo que é totalmente contrário aos padrões internacionais de liberdade religiosa tais como o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. De acordo com o Relatório de 2008 sobre Liberdade Religiosa Internacional do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, o artigo 5(1-2) da constituição de Somaliland declara que o islã é a religião do Estado e proíbe a propagação de qualquer outra fé e o artigo 303 prevê as penas para os muçulmanos que mudam de religião.

As autoridades locais têm tentado, de todas as maneiras, frustrar os esforços de garantir o direito que Osman tem a um advogado insistindo que ele não teria como apelar de sua sentença, conta a fonte. Nenhum cristão jamais tentou iniciar um processo para ter sua liberdade religiosa garantida em alguma corte de Somaliland.(CM)

Agência Unipress Internacional

Líder hindu é preso por violência anticristã

0 comentários

Índia
A polícia do Estado de Orissa, na Índia, prendeu, no último dia 18, Madhu Baba, o líder hindu do Viswa Hindu Parishad (VHP), e braço direito de Swami Laxmananda Saraswati, cujo assassinato causou a violência anticristã em agosto de 2008. Ele foi levado para a prisão de Baliguda, a 310 km de Bhubaneswar, onde está sob custódia, sem direito à fiança.

A polícia informou que a prisão “não tem nada a ver com a violência extremista do ano passado”. Por conta disso, afirmam que receberam informações de ameaças e possíveis novos ataques às minorias.

O líder hindu é acusado de participar de um ataque que aconteceu há mais de um ano. No dia 8 de julho de 2008, os aldeões cristãos de Malipara foram atacados por ativistas ligados a Madhu Baba, que acusaram os cristãos de matarem uma vaca, o que é proibido pelas regras religiosas hindus.

EL

Polônia: Padre é expulso da igreja por paroquianos

0 comentários

Um padre foi expulso por paroquianos de uma igreja em Parciaki, no norte da Polônia. Os frequentadores do local afirmaram que o padre Edward Pilarkiego, de 62 anos, falava palavrões durante as reuniões e utilizava o dinheiro doado para comprar bebidas e cigarros. O caso foi noticiado recentemente pelo jornal britânico “Metro”.

Um morador da cidade chegou a dizer ao jornal que o sacerdote estava sempre arrumando confusão e que era melhor não ter padre do que ter missas realizadas por Edward.

Enquanto segurava uma garrafa de vodka, o padre foi arrastado de seu púlpito para fora da igreja. Os católicos ainda trocaram a fechadura para garantir que ele não voltará para o templo.

Veja a imagem:

padrebebadopolonia

Padre foi levado para fora da igreja. (Foto: Reprodução/Metro)

Agência Unipress Internacional
GJ

Padre é preso acusado de participar de genocídio

0 comentários

Ruanda
A agência de notícias Ansa informou, nesta terça-feira (20), que a polícia italiana prendeu um padre que servia em uma igreja toscana, na cidade de Empoli, sob acusações de envolvimento no genocídio de Ruanda, em 1994. O acusado, Emmanuel Mihigo Uwayezu, de 47 anos, nega qualquer participação. Ele disse que tentou salvar vidas durante o genocídio, quando cerca de 800 mil tutsis e hutus politicamente moderados foram assassinados.

Segundo a agência de notícias, em maio, o grupo African Rights acusou Uwayezu, um hutu, de estar envolvido no massacre de 80 jovens tutsis no sul de Ruanda, disse a agência.

Uwayezu, que trabalhava na Itália há mais de 12 anos, foi preso a pedido das autoridades ruandesas. A polícia informou que ele está em custódia aguardando extradição.

EL

Trechos do Alcorão aparecem em corpo de bebê na Rússia

0 comentários

bebe-alcorao-trechos-corpoPais de um bebê de nove meses disseram que trechos do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, estão aparecendo nas costas, nos braços e nas pernas de uma criança, na Rússia.

A primeira palavra, segundo eles – “Alá” – surgiu no queixo de Ali Yakubov.

Depois disso, os pais da criança o levaram ao médico buscando uma explicação. “Nós nunca fomos muito religiosos, mas quando as palavras começaram a aparecer e os médicos não nos davam nenhuma explicação, começamos a achar que era algo divino mesmo”, disse Madina, mãe de Ali, em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”.

Segundo ela, os sinais aparecem duas vezes por semana. “Normalmente, eles surgem na segunda-feira e na noite de quinta para sexta-feira.”

Quando isso acontece, Ali fica nervoso, chora e tem febre. “É impossível segurá-lo quando as palavras estão aparecendo, então o colocamos no berço. Mas é muito ruim ver o quanto sofre”, disse a mãe.

A história de Ali se espalhou pela Rússia. A casa onde ele mora com a família, em um vilarejo no Daguestão, se transformou em um local de peregrinação para muçulmanos.

Para o deputado regional Akhmedpasha Amiralaev, o menino é especial. “Alá o enviou ao Daguestão para colocarmos fim às revoltas e à tensão em nossa república”, afirmou.

Fonte: Band

Agência Unipress Internacional

Religião: Escândalo

0 comentários





O Ministério Público Estadual investiga denúncia de que os hospitais públicos de São Paulo administrados por Organizações Sociais de Saúde (OSSs) da Igreja Católica não oferecem meios de contracepção para a população, conforme exige a lei.

O inquérito civil foi aberto pelo promotor Arthur Pinto Filho após o jornal “Agora” apontar que as freiras da Casa Santa Marcelina e Associação Congregação Santa Catarina, teriam “dificultado e até mesmo impedido usuários da rede de escolher métodos contraceptivos para evitar a gravidez”.

Segundo o promotor as duas organizações católicas controlam hospitais importantes na periferia de São Paulo, no extremo leste e sul da cidade, áreas carentes de informações e orientações sobre planejamento familiar.

Em nenhum deles são realizados procedimentos como vasectomia e laqueadura, cirurgias a que homens e mulheres podem recorrer com o intuito de evitar filhos. Por telefone, os atendentes orientam a população a procurar outros centros, como demonstra a conversa gravada pela Folha Universal e publicada ao lado.

A Igreja Católica é contra métodos contraceptivos e, em pleno século 21, segue defendendo que o sexo só deve ser feito para procriação. No Brasil, a esterilização voluntária é um procedimento que deveria estar acessível a qualquer pessoa.

Trata-se de um direito previsto na Constituição Federal, que diz que “o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito”, e também na lei nº 9.236, que determina que “as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (...) obrigam-se a garantir em toda a sua rede (...) assistência à concepção e contracepção”.

De acordo com o Governo do Estado, os hospitais não realizam laqueaduras e vasectomias porque “não está no contrato” e porque “atendem demandas de alta complexidade” O Governo alega que para os moradores das duas regiões as cirurigias são “disponibilizadas em maternidades nas proximidades”.

Apesar de o Brasil ser um estado laico, em que religião e governo não deveriam se misturar, é cada vez mais forte a influência da Igreja Católica na administração dos hospitais de São Paulo.

Em setembro, o governador José Serra (PSDB) sancionou o Projeto de Lei Complementar 62/2008, que permite que todos os hospitais públicos de São Paulo passem a ser administrados por Organizações Sociais de Saúde, muitas das quais controladas por congregações católicas.

RELIGIÕES: Itália: Governo quer proibir burca

0 comentários

Itália
A Liga Norte da Câmara de Deputados da Itália, aliada do governo de Silvio Berlusconi, apresentou, na última segunda-feira (5), um projeto de lei que penaliza o uso da burca, o véu muçulmano que cobre o rosto e corpo da mulher, e determina punição de dois anos de prisão e multa de 2.000 euros (cerca de R$ 5.200) para quem não cumprir a determinação.

O porta-voz da Liga, Roberto Cota, que apresentou a proposta, disse querer cancelar a lei vigente, emitida em 1975, que proíbe o uso em locais públicos de capacete ou qualquer outro elemento que esconda o rosto “sem motivo justificado”.

A Liga mantém as sanções previstas na lei de 1975, mas inclui na lista de elementos proibidos o uso de lenços como máscaras cobrindo o rosto das pessoas.

A proposta gerou críticas da oposição, entre elas da porta-voz do Partido Democrata (PD) na Comissão de Justiça da Câmara, Donatella Ferranti, que tachou a iniciativa de “inconstitucional” por discutir a liberdade religiosa.

Bispo católico se entrega após ser pego com pornografia infantil

0 comentários

canada
O católico Raymond Lahey, bispo de uma diocese na província de Nova Escócia, no leste do Canadá, se entregou à polícia na última quinta-feira (1º). As autoridades canadenses haviam emitido um mandado de prisão na quarta-feira (30) contra o religioso, por posse de material pornográfico infantil.

Lahey, que tem 69 anos, chegou à delegacia de Ottawa, capital do Canadá, junto com seu advogado. De acordo com os policiais, o bispo católico desembarcou no Aeroporto Internacional de Ottawa no dia 15 de setembro, vindo da Europa e durante uma inspeção de rotina em seu computador portátil, os agentes da Alfândega encontraram imagens pornográficas de menores de idade.

Alain Boucher, inspetor e porta-voz da polícia de Ottawa, explicou que o mandado para a prisão do religioso demorou a sair porque as pessoas que apareciam nas imagens do computador de Lahey eram jovens, mas não o suficiente para a emissão de uma ordem para a apreensão imediata do computador.

Ainda de acordo com o inspetor, a confirmação se deu quando peritos da polícia encontraram, em outros arquivos, evidências mais concretas de um possível caso de exploração sexual de menores. Através das provas, o religioso foi acusado pela polícia de posse e distribuição de pornografia infantil.

Raymond Lahey renunciou ao posto de bispo de Halifax, capital de Nova Escócia, na última semana após se sentir constrangido e pressionado. Ele enviou uma carta aos fiéis atribuindo a renúncia a motivos pessoais e disse que precisaria de tempo para uma “renovação pessoal”. Segundo o arcebispo de Halifax, Antony Mancini, Lahey enviou uma carta de renúncia ao papa Bento XVI, que acabou aceitando.

Segundo uma televisão pública canadense, a fiança pela liberdade do religioso vale nove mil dólares, e ele ficará impedido de se aproximar de parques, de menores de idade e será proibido de acessar a internet. (LM)

Agência Unipress Internacional

Jogador do Palmeiras se liga à internet para ficar conectado em Deus

0 comentários

figueroaO jogador do Palmeiras Figueroa busca tranquilidade fora de campo por meio da religião. Há cerca de três meses no Brasil, o chileno mantém o contato com uma igreja evangélica em sua terra natal, pela internet. O lateral-direito vê na crença uma forma de encontrar tranquilidade.

“Leio a Bíblia, pois é uma forma de encontrar algo importante sem me desesperar. Deus me concedeu essa graça. Estou sempre falando com minha igreja e estou procurando uma aqui no Brasil”, contou Figueroa.

Jumar é o jogador que já prometeu levar o chileno a uma igreja evangélica em São Paulo. Até mesmo a escolha do número 7 tem uma explicação bíblica. Na verdade, o número preferido do lateral é o sete. Mas como Diego Souza já era o dono da camisa, Figueroa escolheu o 77. Na Bíblia, o número sete representa, simbolicamente, perfeição, plenitude e integridade. “O número tem a ver com a minha relaçao com Deus. É um número bíblico”, contou o chileno.

A camisa sete, usada hoje por Diego, marcou principalmente a carreira de Edmundo no Palmeiras. O Animal usou o número nas duas passagens pelo clube, de 1993 a 1995 e depois, em 2006 e 2007. Paulo Nunes foi outro jogador que se destacou usando a sete no Palestra Itália.

Figueroa usava a camisa 7 no Colo Colo (Chile), seu último clube antes da transferência para o Verdão.

O chileno curte o seu início de trajetória no Palmeiras e lembra com carinho do primeiro gol, marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR. “São momentos únicos. A torcida do Palmeiras estava animada. São emoções que se vivem no momento. São momentos lindos, quando você faz um gol em um jogo importante. Espero que isso volte a repetir”, destacou o camisa 77 palmeirense. (JO)

Fonte: Goal

Agência Unipress Internacional

Ator quase enforca colega e culpa o demônio

0 comentários

Fábio AssunçãoApós um período conturbado, envolvido com drogas, o ator Fábio Assunção fez tratamento, ficou curado, segundo ele, mas se envolveu em uma confusão esta semana. Ele quase enforcou o ator Nill Marcondes durante o laboratório para viver o detetive Bellini no filme ‘Bellini e o Demônio’.

“Acho que não era eu, devia ser o demônio”, disse Fábio Assunção.

O ator contou que, na ocasião, estava num processo de exaustão física, pois trabalhava, naquele dia, de sete da noite às sete da manhã.

“Estava no estado de energia que o personagem pedia”, explicou o ator, que incorporou os próprios demônios para filmar as cenas em que fuma crack, come lagartixa e estupra Gala (Rosanne Mulholland).

“Buscamos o lado de magia negra, temos rituais no filme, e procurei dar minha versão sobre o que seja o demônio. Acredito em forças negativas e positivas. As energias estão aí”, completou.

No filme, Bellini é contratado para achar o ‘Livro da Lei’, de Aleister Crowley, espécie de bíblia satânica.

A exibição do filme ‘Bellini e o Demônio’, no Festival do Rio, revelou alguns episódios ocorridos nas filmagens feitas em 2006, em São Paulo.

“Quando imprimimos o roteiro para leitura, a palavra ‘demônio’ não saía impressa de jeito algum”, relembra o diretor Marcelo Galvão.

EL

RELIGIÃO: Indenização milionária para vítimas de padre pedófilo

0 comentários

bispo2Quinze vítimas de abuso sexual cometido por um padre vão receber 8,5 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões), que serão pagos pela diocese de Antigonish, situada na província canadense de Nova Escócia. O pagamento foi confirmado pelo bispo de Antigonish, Raymond Lahey (foto) em entrevista à rede de televisão CBC. Na ocasião, ele apresentou as desculpas da diocese às vítimas e às respectivas famílias, que entraram há cinco anos com uma ação judicial pedindo a reparação pelos danos cometidos pelo religioso.

“Desejo pedir oficialmente perdão a cada uma das vítimas e às suas famílias pelos abusos sexuais infligidos àqueles que tinham sido confiados à proteção de padres da nossa igreja”, afirmou Lahey, acrescentando que espera “não voltar a ser confrontado com tais comportamentos reprováveis”.

Segundo o bispo, serão pedidos sacrifícios financeiros aos paroquianos da diocese católica para pagar as indenizações às vítimas, pois nenhum seguro cobre este tipo de situação. O padre acusado de abuso de vários menores morreu em 2004, logo após o caso ter sido descoberto. (CM)

Agência Unipress Internacional

FIM DOS TEMPOS: Cristãos são queimados vivos no Paquistão

0 comentários

As forças especiais do Paquistão assumiram o controle na cidade de Gojra (Punjab), após o episódio sangrento em que ao menos oito pessoas – incluindo mulheres e uma criança – foram queimadas vivas e outras 20 ficaram feridas. Pelo menos 50 casas foram incendiadas e destruídas e milhares de fieis fugiram para escapar da execução. De acordo com o site Portas Abertas, os parentes das vítimas se recusam a cuidar dos corpos e não realizarão funerais até que os culpados sejam presos. Alguns dos mortos já foram identificados: Hamed Masih, 50, Asia Bibi, 20, Asifa Bibi, 19, Imam Bibi, 22, Musa, 7, Akhlas Masih, 40, e Parveen, 50. Cerca de três mil muçulmanos, depois de serem incitados pelas autoridades religiosas locais, foram até o vilarejo cristão de Gojra. Grupos de jovens muçulmanos com os rostos cobertos começaram a atirar. Os aldeões fugiram, mas alguns foram pegos e mortos pelos tiros. Para queimar as casas, os militantes usaram um combustível específico, que é difícil de apagar. Segundo testemunhas, o mesmo combustível foi utilizado no vilarejo de Shanti Nagar, incendiado em fevereiro de 1997, na destruição de Sangla Hill (2005) e no incêndio de 50 casas e duas igrejas em 30 de julho. Tudo começou quando Talib Masih foi acusado de ter queimado páginas do Corão durante uma cerimônia de casamento no dia 29 de julho. No dia 30 de julho, milhares de militantes islâmicos atacaram e incendiaram casas de cristãos em Koriyan e duas igrejas protestantes. O ministro pelas minorias, Beat Shahbaz, acusou a polícia de negligência. Os cristãos locais dizem que pediram a proteção dos oficiais há dias porque a situação estava tensa, mas foram ignorados. Alguns cristãos argumentam que, apesar de a polícia estar presente durante o ataque em Gojra, os criminosos não foram presos. Outras testemunhas afirmaram que depois de um tempo, a polícia tentou detê-los, mas os jovens também feriram alguns policiais. Ontem, conforme a notícia dos ataques se espalhava, em Lahore houve uma manifestação para pedir garantias de liberdade aos cristãos.

INTERNACIONAL: Ataque muçulmano mata cristãos no Paquistão

0 comentários

JupiterUm incêndio causou a morte de pelo menos seis cristãos e deixou outros 18 feridos no Paquistão, segundo informaram os meios de comunicação locais. O incidente teria sido provocado por uma multidão de muçulmanos que protestava por uma suposta profanação do Corão na região de Punjab, nordeste do país.

De acordo com as informações que estão sendo divulgadas, duas pessoas foram acusadas pelo grupo de queimar um Corão. Mesmo negando veemente a ação, muçulmanos atearam fogo contra cerca de 50 casas de cristãos.

O incêndio foi causado por jovens mascarados que lançaram gasolina contra as casas. A polícia foi chamada e usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão e pôr fim ao motim.

A população paquistanesa é formada por menos de 2% da população de cristãos. O povo é majoritariamente muçulmano e considera qualquer “ato contra” o Corão motivo para aplicar “pena de morte”.

Agência Unipress Internacional

G.J

.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA DE POSTAGENS

Copyright © IURD DO KM 28 - Blogger Theme by BloggerThemes & newwpthemes - Sponsored by Internet Entrepreneur